quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Deseducação no governo Lula

Durante a campanha eleitoral eu já vinha alertando o péssimo desempenho do governo Lula na área educacional. Depois de oito anos de melhora, devido a gestão de Fernando Henrique, que priorizou a educação e a saúde no que diz respeito a política social, o governo Lula só tem obtido péssimas notícias, resultado da má priorização do dinheiro público.

Geralmente discordo do deputado Roberto Jefferson, mas tenho que concordar com ele que desde o inicio da era PT a educação brasileira passou a ser a nossa Trajédia Nacional e isso se refletiu com mais um péssimo resultado do Enem.

Já falei isso antes mas não custa nada recordar os motivos que levam a essa redução nos indices educacionais brasileiros. Em primeiro lugar é o fim do bolsa escola, trocado por bolsa família, que tem pouco compromisso com a educação. Em segundo é o aumento de gastos com o ensino superior o que reduziu o gasto com ensino básico e médio. Em terceiro é a própria redução de gastos com educação, um bilhão a menos que no governo anterior.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sabe o que vai acontecer com o ensino superior?
Deteriorização!
Sabe por que?
Esta cota para alunos do ensino público sem antes ter investido no próprio, levará a faculdade alunos semi analfabetos e isto trará resultados trágicos para o ensino em geral.
Para variar o governo maquia uma realidade sem enfrentar as bases do problema'.
Este é o Brasil e nada nos resta a fazer!
Um abraço e parabéns pelo blog, muito legal
SôniaSSRJ

Defensor disse...

Saudações
É... deste jeito vamos de mal a pior!
Já havia visto as estatísticas referentes ao Enem.
Na verdade, creio que os governos não se importam muito com a educação pelo simples fato de que é muito mais fácil para seus ideiais nefastos ter um povo ignorante do que culto.
Abraços, e grato pelo comentário.

CAntonio disse...

Creio que o "Defensor" sintetizou bem a realidade dos países do terceiro mundo.

E, na era Lulllla não há o menor compromisso com a boa educação; para essa gente basta que o povão saiba ler e escrever.

SDS.

Blond, Lana Blond disse...

Companheiro, vim agradecer sua visita ao nosso blog e dizer que sim, você está certo.
Se Dirceu for anistiado, o Brasil será inundado em um verdadeiro tsunami de lágrimas de alegria.
SAUDAÇÕES, COMPANHEIRO!

Anônimo disse...

Gastam mais com ensino universitário? Onde? AH! GASTAM MAL, pra variar um pouco. Constroem universidades e esquecem de contratar professores para as que já existiam. Como se antes das novas unidades as antigas estivessem uma maravilha. Caso da proclamada FATEC, que Geraldo Alkmin tanto se orgulha. A de São Paulo precisa e não pode contratar professores em caso de emergência. Está em emergência há mais de um ano, e nada.

tunico disse...

Thiago, o pior é que vi num blog pessoas se regojizando pelo fato da sua cidade (Nova Friburgo, senão me engano)ter tirado no ENEM a média 43, superior à média geral que foi de 34.Isso numa pontuação máxima de 100!
No meu tempo, nota abaixo de 50 dava reprovação.A educação no Brasil está sendo nivelada por baixo, muito embaixo.
Obs: Estou linkando seu blog no meu.Tenho sua licença?