segunda-feira, setembro 17, 2007

A maior vitória da imprensa

Paulo Henrique Amorim escreveu recentemente um artigo no mínimo rídiculo entitulado "A maior derrota da imprensa". Basicamente o texto, escrito em tópicos, defende Renan Calheiros e comemora sua absolvição como se fosse uma vitória do senado brasileiro contra a imprensa. Que ele chama de golpista é claro.

Isto escrito por um petista não é nenhuma novidade. Petistas em geral, desde que se apossaram do poder, e de nosso dinheiro, passaram a culpar o trio imprensa, mídia e elites, sempre que alguma cagada deles é revelada. Foi assim no mensalão, dossiê, crise aérea, lulinha e telemar, com vavá e será assim com as descobertas da CPI das ONGs.

O estranho, é que esse petista é também um jornalista. Isso porque não foi nenhum orgão de imprensa ou de mídia que quebrou o decoro parlamentar. Foi o presidente do senado, Renan Calheiros.

Mesmo que o senador conseguisse provar que não recebeu dinheiro algum do lobbista, o fato dele ter recebido um favor de alguém que se beneficiou de emendas feitas pelo mesmo já configura quebra do decoro. Cézar Maia prefeito do Rio, em seu ex-blog relembra dois casos de cassação sobre quebra de decoro que não tinham sequer provas documentais: O deputado Barreto Pinto, fotografado de smoking em cima e cueca embaixo, e Collor por evidências de corrupção desencadeada por seu homem de confiança, mas sem provas documentais.

Mas, mesmo sabendo disso, um jornalista como Paulo Henrique Amorim, prefere de má-fé enganar seus leitores, e abusar da inteligência alheia escrevendo um artigo que nada mais é do que um folhetim de propaganda política. Ele chega a afirmar que 99% dos deputados e senadores fazem o mesmo que Renan Calheiro. Sem dúvida uma estatística mentirosa, mas que não exime o senador.

É o típico pensamento pequeno dos conformados com a corrupção. Pensam: Ah, todo mundo rouba mesmo, então deixa ele roubar. Lastimável um jornalista propagandear esse tipo de pensamento.

A vitória do senador Renan Calheiros, não foi contra a imprensa, foi contra a ética, foi contra o povo. Na verdade, com a absolvição de Renan a imprensa ganhou mais do que perdeu.

Vejamos: Um presidente do senado com mais dois processos de quebra de decoro parlamentar nas costas, um senado dividido e um desgaste desnecessário do governo para salvar um senador em troca da prorrogação da CPMF. Isso tudo é uma grande fonte de notícias e como consequência uma grande fonte de lucro.

A imprensa só perderá quando o governo parar de fazer burradas.

9 comentários:

Carol Costa disse...

Texto bem articulado, Tiago. Gostei.

Alexandre Reis disse...

Paulo Henrique AMorim é nojento.
Pior é a coluna do Dirceu no JOrnal do Brasil. É de um cinismo doentio!

Anônimo disse...

Passeata Fora Lula 29 de Setembro

Dia 29 de setembro acontece a segunda passeata nacional em várias cidades brasileiras. Faça parte de um movimento cívico legítimo pelo bem do BRASIL. Veja o local de sua cidade e compareça trazendo seus amigos e familiares. Prepare faixas, cartazes, planfetos para distribuir, etc. e vamos mais uma vez para as ruas, vaiar e gritar: FORA LULA!

LOCAIS:

01) Belém/PA - Praça do Can;

02) Belo Horizonte/MG - Praça da Liberdade;

03) Brasília/DF - Pátio Brasil;

04) Caxias do Sul/RS - na Praça Dante;

05) Curitiba/PR - Rua XV (em frente à Praça Osório);

06) Florianópolis/SC - Trapiche da Beira-Mar;

07) Fortaleza/CE - Praça do Ferreira;

08) Goiânia/GO - Praça Cívica;

09) Joinville/SC - Praça Nereu Ramos;

10) Maceió/AL - Av. Fernandes Lima;

11) Natal/RN - Aeroporto Augusto Severo;

12) Porto Alegre/RS - Esquina Democrática;

13) Recife/PE - Marco Zero;

14) Rio de Janeiro/RJ - Forte do Leme;

15) Salvador/BA - em frente à Casa de Jorge Amado no Pelourinho;

16) São Paulo/SP - Paulista com Pamplona (Metrô Trianon/MASP);

17) Uberlândia/MG - Praça Tubal;

18) Vitória/ES - Praça do Papa (em frente ao Palácio do Café).


INFORMAÇÕES:

Por e-mail: orgsp@grandevaia.org

ou no site: http://www.movimentopelademocracia.org/

Unknown disse...

Paulo Henrique não é jornalista, é uma prostituta da imprensa livre, a mesma que ele ataca.

Anônimo disse...

EU TAMBEM SOU DE DIREITA....GOSTARIA QUE ME AJUDASSE A FAZER OPOSIÇÃO NESTE
CENARIO

Tenho dez pontos que gostaria de sua posição em relação ao atual período governamental
1. Fim da divida com FMI e outros organismos internacionais
2. Fortalecimento das relações dos países da America Latina, do MERCOSUL em detrimento da ALCA.
3.Crescimento recordes de empregos formais
4. Queda dos juros, gradativos, mes a mes.
5. Aumento recordes da exportação
6. Aumento do salário minimo acima da inflação
7. Autosuficiencia em petroleo(sem os mantras anti governo e discursos panfletários sobre refinaria que vc salientou está em fase de construção)
Obs.Na bacia de Santos que se estende por Vitoria ES e tambem no Nordeste novas fontes de exploração, com produção previstas bem superior a Bacia de Campos
está a caminho, o que pode valorizar ainda mais as suas ações,caso as tenha,méritos do gerenciamento da PETROBRAS(Gabrielli) e derrubar as suas previsões catastroficas)
8. Inflação controlada e preços estabilizados de produtos básicos e de moradia.
9. Bolsa Familia(vai dizer que é populismo,hehehe e quando tinha o nome de Vale Gas+vale Leite+vale educação, vale tudo do periodo FHC)
10. A grande popularidade do nosso Presidente(62%) capaz de um terceiro mandato pela força do povo. Como brasileira no exterior é muito bom apresentar essa imagem positiva de nosso País produto de um grande mandatário.
COMO POSSO SER DO CONTRA?

Anônimo disse...

Respeitem o PHA, afinal ele exerce a mais antiga profissão do mundo!

Anônimo disse...

O Paulo Henrique Amoral é daquela turminha do IG, o portal dos chapas brancas sustentados pelo governo. Gente do naipe do Mino Cartinha, PHA
(tambem obreiro da Igreja Universal) e o mascate Nassif, o mais fingido de todos.

Unknown disse...

Tiago chamar Paulo Henrique Amorim de jornalista é ofender os profissionais da área, ele é só uma prostituta

Esteban Crustille disse...

“hola,
acá nosotros perguntamos:? Cuál la razion que Hugo Chavez y Evo Morales fazen y dizen lo que quer con brazil y brasileños ainda baten las palmas para el ditadores.
Evo Morales tomou la focia petrobras de brasileños y su presidiente que es un gran covard aceitou muy calado y ainda diz que fue justo.
Hugo Chavez faz una propaganda muy ruin en mundo de proalcool brasileño y su presidiente ainda bate las palmas para el ditador Hugo Chavez con sorizo.
perdón nosa indescricion, más es muy dificil de entender porque brasileños tien tanto miedo de Hugo Chavez y Evo Morales.
la verdad es que si continuar asin Hugo Chavez y Morales conseguindo tudo de brazil la focia y con mucha facilidad, con cierteza su provincia de ACRE será también tomado la forcia y con cierteza su presidiente y brasileños van más una vez ficar caladitos y ainda bateren las palmas para el ditadores .
perdón la sinceridad y portuñol.
más acá es motivo de destaque y mucho comentario que presideinte de brazil es Nino de recado de Fidel, Chavez y Morales.
Esteban Crustille
Córdoba”