quinta-feira, novembro 23, 2006

Décimo terceira bolsa família

O Senado aprovou a concessão de décimo terceiro aos beneficiários do bolsa família. Essa medida apesar de parecer muito boazinha é rídicula. Tenho até que concordar com o ministro Mantega sobre a aprovação disso. Mantega disse sobre o bolsa-família: "O grande objetivo é que essas famílias arranjem emprego e consigam um patamar de renda superior, não é mantê-las eternamente nessas condições. Senão você cria 13o, férias etc.". O problema do discurso do ministro é que desde que o bolsa escola passou a se chamar bolsa família, durante seu atual mandato, a contra-partida que seria um dos alavancadores da emancipação familiar foi posta de lado. A bolsa deixou de ser fiscalizada pelo Mec, que tinha metas educacionais, para ser fiscalizada por uma secretaria de ação social, que tem metas pseudo-sociais. Mas deixando de lado a grande besteira que Lula e sua turma fizeram, dessa vez, com a aprovação do décimo terceiro quem fez a besteira foi o senado. Será que Lula terá coragem de impedir essa medida?

20 comentários:

Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos - Pós Graduado em GSSS - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. disse...

Tiago,

Sem a 13a bolsa esmola, tem mãe e vó mandando filha engravidar para receber o benefício e aumentar o eleitorado do apedeuta. Imagine se aprovarem essa medida. Vai ter mãe de 13 anos recebendo o dela e o filho. É o maior Programa de Explosão Demografica do Brasil. Abs. Jarbas do Aparte.

Al Berto disse...

Viva Tiago:

Vais ver que vai chegar um dia em que nenhum barsileiro vai precisar de trabalhar que o dinheirinho lhe vai ter a casa "por obra e graça do..."
Desejo-te um óptimo fim de semana.
Um abraço,

Anônimo disse...

Impedindo a medida ele não corre o risco de desagradar o povão e mais na frente perder o emprego?
O.õ?

Al Berto disse...

Olá Tiago:

Quado quem manda perde a vergonha, quem obedece perde o respeito.
Bom fim de semana.
Um abraço,

Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos - Pós Graduado em GSSS - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. disse...

Tiago,

Olha de onde vai sair o decimo terceiro...Acreditem. Não é coincidência. Collor se aliou a Lula e o CONFISCO DA
POUPANÇA foi ressuscitado. O assalto ao seu dinheiro terá até nome bonito: "poupança fraterna". O autor do roubo não é mais a Zélia Cardoso de Melo, mas um tal Nazareno Fonteles (PT/PI). O projeto será implantado já em 2007. COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO, PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 137. Abs Jarbas

Al Berto disse...

Viva Tiago:

Ento...meu amigo... onde é que andas?
Desejo-te um óptimo fim de semana.
Um abraço,

Al Berto disse...

Viva:

Mais de um terço dos brasileiros (35%) considera Luís Inácio Lula da Silva o melhor presidente da História do país, segundo uma sondagem publicada hoje pelo jornal Folha de São Paulo.

Isto é para rir... para chorar ou o pessoal brasileiro já está a ficar afectado com o "pó" que sopra da Colômbia?
Uma boa semana.
Um abraço,

Anônimo disse...

E você acha que o estado arrecada somente para dar aumento a deputados? Que dê 13 esmola. décima quarta.. décima quinta...

desde que não seja entreguista do patrimônio estratégico nacional.

Pena que aqui não é o estado Russo se não esses neoliberais tavam envenenados por plutônio bem mortos sem incomodar.

Anônimo disse...

VOCES ACHAM UMA VERGONHA O DÉCIMO PARA O BOLSA FAMÍLIA, IMAGINA O QUE VOCÊS ESTÃO ACHANDO DO AUMENTO DE 91% DE AUMENTO DE SALÁRIO DOS DEPUTADOS. NA MINHA OPINIÃO, ACHO QUE O GOVERNO TERIA QUE DÁ É MAIS PARA O BOLSA FAMÍLIA, PORQUE ESSES 15,00 REAIS POR CRIANÇA, ISSO SIM É VERGONHOSO

Al Berto disse...

Viva:

No Estados Gerais está um artigo a merecer o teu indignado comentário.
Tem muito a ver com o nosso querido Brasil.
Um abraço,

Al Berto disse...

Viva:

É consenso geral de que mulher séria é aquela de quem menos se fala.
O contrário também é verdade.
A não perder, no Estados Gerais, o video que sofreu a censura da justiça brasileira que, deste modo, colocou o país a ridículo na cena internacional no que á liberdade de informação diz respeito.
Urgente, antes que o boicotem... apesar de não ser nada de especial, bem pelo contrário.

Cumprimentos,

Anônimo disse...

Sua análise é primária, pois compra a idéia apresentada pela capsula. Vamos ao conteúdo:

Caso desse o 13º Lula estaria acabado, o programa bolsa-familia teria um rombo. Os alicerces tremeriam. Esta foi a jogada.

Por outro lado, negando, Lula ficaria com a imagem arranhada diante dos seus eleitores mais incautos.

Mas não é que o homem negou? E conseguiu sair sem arranhões.

Um dos problemas foi muita gente indignada com a possiblidade do 13º. Ficassem quietinhos, mesmo que a arapuca não tivesse funcionado de um jeito, poderia ter funcionado de outro. Mas muitos divulgaram a indignação assim, de quem só deu um olhar na estratégia.

Há que se analisar todo o panorama com todas as suas jogadas.

Tiago Albineli Motta disse...

MH, não entendi porque diseste que foi uma análise primária, se o próprio texto refere-se contra a jogada do senado. Lula fez bem em ter vetado, mas isso não o absolve do fato de ter criado a maior máquina clientelista.

Anônimo disse...

Concordo plenemente com o 13º do bolsa familia,pois muitas pessoas pobres q é a maioria necessita dessa pequena quantia para sobreviver,pq na verdade ñ vivem com essa quantia se sobrevivem,num país como o nosso sem emprego,o povo necessita e muito de ajuda,e em vez da gente criticar o 13º,precisamos ter a conciência q os politicos precisam ter a responsabilidade de abrir mercado de trabalho,aí sim,quando esse mercado de trabalho tiver aberto p/ o povo pobre,estaremos aptos a fazer criticas,mas por enquato vamos apoiar e crêr q um tudo pode mudar.

Anônimo disse...

BOM EU ACHO IMPORTANTE OU VCS ACHAM QUE 20,00 REAIS VAI FASER UM PAI DE FAMILIA PARAR DE TRABALHAR PARA VIVER DE BOLSA FAMILIA E O DECIMO TERCEIRO DO BOLSA FAMILIA EU CONCORDO PLENAMENTE AS PESSOAS PAGAM TANTAS TAXAS E IMPOSTOS PARA O GOVERNO QUE NADA MAIS JUSTO QUE OS NESCESSITADOS RECEBAM UM POUCO DO QUE PAGA

Anônimo disse...

vocês que estão falando mal do bolsa familia porque ele ajuda tantas pessoas a terem uma alimentação digna e para muintas crianças ñ ir durmir com fome e ainda acham errado se fosse os filhos de vocês! assim mesmo vocês estarião contra.Nós ñ devemos pensar só na gente e nem sermos egoistas ajudar os outros pensar no proximo faz bem pensem nisso e ñ olhem só para os seus unbigos.

Anônimo disse...

tem pessoas q falam da bolsa familia ops diz bolsa esmola ñ e assim trabalho ta dificil eu mesma trabalho lavando tumulos no cemiterio e rescebo a bolsa familia e agradeço a Deus primeiramente e em segundo o lula q sem esse dinheiro fika dificil tnho 3 crianças esse dinheiro compro frutas,verduras legumes e carnes obrigada e feliz natal a todos

Anônimo disse...

realmente é uma vergonha a bolça familia,mais nao to falando do programa e sim do valor que é dado a cada um, isso sim é uma esmola.mais pra compensar o dinheiro que o governo nos rouba,nada mais justo receber essa esmola deles..quem é contra tem outras formas de ganhar dinheiro dos pobres se aliando a esse governo nojento e nos roubando para encher suas panças com o dinheiro alheio.e ainda vem criticar quem precisa!faça me o favor seus baboes...

Anônimo disse...

Eai tiago!?
Voce fala que o bolsa famila é esmola,e o que a sua vó recebe do governo é o que? Nada mais justo do que ajudar os que realmente precisam pois afinal vc tbém recebe o 13 na sua empresa e isso é o que? Tbém é governo que te paga o seu 13 ou vc acha que o seu patrão é o papai noel.

vanessa disse...

gente que absurdo voces pensarem desse geito.quanto que o governo rouba do brasileiro e fica por isso mesmo.ta certo que tem gente que so aproveita,mas tem muito mais gente que nessesita dessa ajuda.nao vai ser voces que vai ajudar.nao e verdade, que tem meninas que emgravida so para ganhar o bolsa familia,o trabalho e o gasto e muito maior do que 15 reais por criança. para as pessoas egoistas. voces ja ajudou uma pessoa que prescisa de ajuda hoje?tenho certeza que nao.se o gorverno nao ajudar quem vai ajudar.