quarta-feira, maio 23, 2007

Ocupação da USP por estudantes

O que me indigna nessa ocupação é a reinvidicação deles. Eles querem que a universidade não seja obrigada a prestar contas ao estado. Que ela, que recebe dinheiro público de nossos impostos, não discrimine ponto a ponto com que e em que gastaram. Como podem estudantes riquinhos defenderem uma posição dessas? É como defender uma maneira a mais de se praticar atos ílicitos, de mamar nas tetas do governo. Em todos os países desenvolvidos as universidades públicas prestam contas ao governo e nem por isso perdem autonomia. Ou seja, esses pseudo-estudantes estão utilizando a palavra "autonomia" para não estudar, não ter que fazer prova, trabalhos, e com certeza, ali no meio daquele povo há um pseudo-líder que se beneficiará da fama para tentar se eleger vereador. Os trouxa-estudantes que o seguem fielmente, serão seus eleitores.

5 comentários:

Anônimo disse...

Acho que você não vive neste mundo, nunca vi um comentário tão tapado como esse seu agora viu...tente se informar antes de escrever besteiras ok? Está certo que ninguém lê seu blog, mas mesmo assim, tenha cuidado com o que escreve.

Tiago Albineli Motta disse...

Senhor anônimo, favor indicar qual ponto do texto você discorda? Porque ao que me parece você apenas resolveu chamar de tapado mesmo admitindo que essa minoria de pseudo-estudantes da USP estão reinvindicando por manter as contas universitárias uma caixa preta. Ou seja, ótimo local para desviar dinheiro.

Quanto a ter cuidado com o que escrevo, é realmente preciso mesmo. Neste momento em que Lula começa a instaurar novamente a censura no país, momento em que jornalistas são ameaçados de morte, tem que ter cuidado mesmo.

Talvez ser contra a censura seria uma luta mais inteligente da parte dessa minoria de pseudo-estudantes, mas eles preferem ao contrário, que as informações não circulem livremente.

Bravo disse...

Talvez o medo seja o controle de conteúdo, ou seja, só ensinar o que é interessante a este mesmo governo que quer implantar a censura.

Jonny Ken disse...

Só gostaria de passar 2 links para você dar ma lida:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u19575.shtml

http://blog.cybershark.net/daniduc/2007/05/28/autonomia-justica-ocupacao-e-certa-imprensa-paulo-martins/

Jonny
http://www.decodificando.com.br

Anônimo disse...

Tiago, daonde você tirou que a Universidade estadual não presta contas ao Estado? A USP presta contas mensalmente ao Tribunal de Contas do Estado e à Siafem.

http://200.144.29.11/orgaos/orgfiscresultado.jsp?strtextobusca=Universidade+de+S%E3o+Paulo&chknomeorgao=on&cmbcodigodescricaoarea=&ambito=t&cmbdescricaotipoorgao=&strnomeorgao1=%25%25&strnomeorgao2=%25Universidade+de+S%E3o+Paulo%25&strcodigodescricaoarea1=%25%25&strcodigodescricaoarea2=&strdescricaotipoorgao1=%25%25&strdescricaotipoorgao2=&tmpdescricaotipoorgao=

A UNICAMP também:

http://200.144.29.11/orgaos/orgfiscresultado.jsp?strtextobusca=Universidade+Estadual+de+Campinas&chknomeorgao=on&cmbcodigodescricaoarea=&ambito=t&cmbdescricaotipoorgao=&strnomeorgao1=%25%25&strnomeorgao2=%25Universidade+Estadual+de+%5Bc%E7%5Dampinas%25&strcodigodescricaoarea1=%25%25&strcodigodescricaoarea2=&strdescricaotipoorgao1=%25%25&strdescricaotipoorgao2=&tmpdescricaotipoorgao=

Se você quer ver onde a USP está gastando o dinheiro, veja as diretrizes orçamentárias para 2007, por exemplo:

http://www.usp.br/codage/Diretrizes2007.pdf

A USP declara onde gasta a verba, o Tribunal de Contas fiscaliza isso. Está tudo público, se você duvida é só ir olhar por você mesmo. Então por que diz que elas não "prestam contas ao governo", que querem "mamar nas tetas do governo" e coisas assim?

O que está em jogo é muito mais complexo do que você está fazendo parecer.

Daniel Duclos