quinta-feira, maio 17, 2007

A censura está de volta

Ninguém acreditava, mas mesmo assim eu vivia denunciando. Os sintomas eram tão claros que as pessoas fingiam não vê-los. Primeiro tentou-se calar a boca dos artistas e cineastas com a Ancinav. Depois tentou-se calar a boca dos jornalistas com a CFJ. Ambos foram rechaçados pelo congresso e pela opinião pública.

Depois começaram os rumores de que o governo usaria dinheiro público, de nossos impostos, para patrocinar meios de comunicação "alternativos", como por exemplo o jornal que ameaça de morte jornalistas contrários ao Lula. Aí então, os petistas começam a discutir formas de proibir que a televisão fale mal do governo durante eleições.

Pensando então em como criar o melhor aparato de propaganda, surge então idéia de uma TV pública, com dinheiro público de nossos impostos, só para falar bem do governo (vide a hora do Brasil, que é uma máquina de propaganda).

E finalmente, numa tentativa desesperada de calar a boca das redes de televisão abertas, o governo Lula re-instaura a censura prévia, depois de 20 anos de democracia. Agora todos os programas que passarem na TV deverão ser enviados a uma equipe de censores que definirão se o programa pode passar ou não em determinado horário.

Finalmente? Finalmente nada, Lula está só começando. Ele ainta tem três anos e meio para criar mais e mais restrições a nossa liberdade de expressão. É um AI5 moroso, devagar. O povo brasileiro está entrando numa ditadura assim como o sapo na panela é cozinhado se o calor for aumentando aos poucos.

Deixo-lhes enfim algumas perguntas: Vocês acham que os chefes desses censores permitirão que eles deixem um telejornal passar num horário acessível quando uma denuncia grave de corrupção atingir o governo? E uma série que faz críticas a populismo? E os protestos contra a CPMF que crescerão dia a dia? Qual próximo veículo de comunicação que será censurado?

Só garanto que isso é bem mais importante do que a censura ao Youtube por causa da Daniela Cicarelli.

6 comentários:

CAntonio disse...

Tiago,

Fico assustado com a passividade dos órgãos de imprensa. Eles pensam mesmo que a coisa é brincadeira?

"A lisura do noticiário passa antes pelo Departamento Comercial"-Samir Achôa. A Globo por exemplo não faz assim?

SDS.

Anônimo disse...

Você é louco? Cego? Surdo?
Em que país vocÊ vive?
A construção de uma Tv Pública é uma das únicas alternativas que o governo trouxe de aprimoramento de nossa democracia representativa liberal?
Estude um pouco mais antes de falar tanta bobagem.

Tiago Albineli Motta disse...

Tássio, não sei aonde uma TV Pública poderia aprimorar uma democracia.

Em primeiro lugar será mais uma estatal. Mais um local para negociatas de cargos e corrupção.

Em segundo mais um lugar para esvair o dinheiro de nossos impostos. Segundo especialistas do ramo, 250 milhões (o que já é muito) é um número muito otimista para criação de uma TV aberta nacional. Estimam que pode ir para o ralo até mesmo 1 bilhão de reais.

Em terceiro lugar, como uma TV que somente falará bem do governo poderá ajudar o país? O dever das mídias é ser independente, e poder mostrar todos os pontos sujos do governo. É a fiscalização.

E também é bom lembrar que Lula já anunciou por diversas vezes seu descontentamento pela imprensa e televisões criticarem a corrupção em seu governo. Então você realmente acredita que a TV não será chapa branca?

E mesmo se, por um acaso divino, durante o governo Lula a TV não for chapa branca. Quem garante que os próximos governos manterão a TV assim?

Agora me diga, quem é louco, cego e surdo?

Anônimo disse...

Bom, eu concordo com o Thiago, SE, e SE essa TV for chapa branca, vai ser mais um cabide de empregos ou, mais um local por onde irão escoar o erário público.

Ao invés de gastarem esse dinheirão com TV Estatal, que tal dar casa aos desabrigados, ajudar o problema da falta de água no nordeste, reformar hospitais da rede pública, construirem mais escolas, creches. Arrumar as rodovias federais que, se não forem privatizadas, estão uma lástima.

Igual esse PAN no RIO. O Rio, com uma GRAVÍSSIMO problema de segurança, os caras vão levar os Jogos Panamericanos pra lá, encher a cidade de turistas e deixar os caras tomando bonde dos bandidos.

Excelente Artigo Thiago!

Anônimo disse...

É chegada a hora da sociedade exigir uma operação mãos limpas.

O gangsterismo tem que ser severamente combatido, nem que para isso tenha que se mudar a constituição.

É CHEGADA A HORA DO IMPEACHMENT DO LULA, OU ESTAREMOS TODOS CONDENADOS

A FOME MISÉRIA E ABSOLUTA SERVIDÃO À QUADRILHA QUE ADONOU-SE DO BRASIL.


BASTAS!

BRASILEIROS, VAMOS ÀS RUAS FAZER VALER A CONSTITUIÇÃO FEDERAL,
O FUTURO É AGORA !!!!

Anônimo disse...

POR UM BRASIL DECENTE?

SÓ COM LULA EM PRESIDENTE PRUDENTE!!!