sexta-feira, outubro 17, 2008

Propostas de Gabeira para a área de saúde

Para o entomologista Anthony Érico, da Fiocruz, as ações de prevenção propostas por Paes "repetem todos os erros que vêm sendo cometidos pelas administrações anteriores". Sem dúvida, as propostas de saúde do programa de governo de Eduardo Paes, é apenas um calhamaço de mais do mesmo.

Já os de Gabeira são inovadores e em muitas vezes mais simples e baratos de serem implementados. Talvez o mais polêmico seja o plano de ação contra a dengue em que ele propõe o uso de aviões não tripulados para escanear e identificar possiveis focos de dengue, e o uso de um software da Coppe da UFRJ com o intuído de verificar quais areas possuem maior probabilidade de incidência.

Aplicar essas medidas não quer dizer parar com as atuais, de campanhas educacionais, visitas de fiscais e de denuncias sobre possíveis focos. A diferença é que com o uso da tecnologia será mais fácil, rápido e barato destruir o focos de dengue.

A polêmica do avião não tripulado

Quando li sobre o avião não tripulado, confesso que também achei um absurdo tal medida. Mas como sou curioso, resolvi pesquisar ao invés de ficar com conceitos pré estabelecidos. O avião que será utilizado é o Vant, avião produzido por Israel para espionagem militar, e foi utilizado nas olimpiadas de pequim para garantir a segurança urbana. Alguns pontos em que é preciso deixar claro:

  • Eles não voam baixo, não há o perigo de um deles bater em um prédio causando um acidente
  • Eles não estarão tentando acertar os alvos de dengue, estarão apenas escaneando a área para permitir ações mais estratégicas.
  • Esses aviões não fazem barulho, são silencioso e ecônomicos, são utilizados por Israel para espiar a palestina sem serem notados. Foi usado também pela China para garantir a segurança nos jogos, ninguém ouviu um zumbido sequer.
  • O custo do vôo realmente não é alto, pois não é um avião comercial, nem um jato do exército. É um avião não tripulado leve.
  • Não haverá custo extra na compra e na manutenção do equipamento pois apartir de dezembro a Polícia Federal já possuirá algumas unidades do avião as mesmas imagens feitas para monitorar a ação de traficantes podem ser utilizadas para definir as áreas de proliferação de dengue.
  • Não há perigo dos traficantes derrubarem o Vant. As armas pesadas do tráfico de drogas não chegam aos pés das utilizadas na incessavel guerra da palestina, ou da tecnologia utilizada pela síria e líbano. Para atingir o Vant os traficantes teriam que ter um armamento com tecnologia bem superior aos atuais.


Software da Coppe

Gabeira pretende utilizar um software criado pela Coppe da UFRJ, para identificar áreas com possíveis focos de dengue mais rapidamente. O programa foi testado em Fortaleza onde quase todos os focos do Aedes aegypti foram destruídos.

E as outras propostas de saúde?

Gabeira ampliará a rede saúde da família e a rede de ambulatórios, onde serão realizados atendimentos com horário expandido. Hoje em dia para ser atendido o cidadão precisa faltar ao trabalho. Com a extensão do horário, os cariocas poderão ser atendidos em horários alternativos.

A rede municipal de distribuição de medicamentos gratuitos será expandida para melhor atender aos que sofrem de doenças crônicas.

Implementar um projeto que tem dado muito certo em Curitiba, o chamado "Mãe Curitibana", que trata da gestante desde o momento em que ela está grávida até o momento em que ela tem o bebê. Esse projeto, entre outras coisas tem uma visão muito boa par a gestante, é uma visita guiada ao hospital onde ela dará luz.

Promover um choque de gestão nas unidades hospitalares municipais, especialmente nas unidades de emergência, por meio de parcerias com organizações sociais, para que assumam o gerenciamento das operações e viabilizem a remuneração justa aos médicos e a contrapartida destes na mesma proporção.

E qual a diferença de Gabeira para o outro candidato

As propostas de Gabeira são simples, baratas e de fácil implantação. Além disso agem com inteligência e não com marketing eleitoreiro. Eduardo Paes insiste na mirabolante idéia de criar 40 UPAs, mesmo sabendo o quão caro é manter cada uma delas. Vide o fracasso que elas têm obtido, com falta de médicos, falta de remédios, e falta de respeito com os cariocas.

Essa história de criar X hospitais, X escolas, X alguma coisa, o Rio de Janeiro já viu e não se engana, basta lembrar dos inumeros CIEPs, que até eram boas idéias, o problema era o custo impossível de manter. Assim como as UPAs. O mesmo se deu em Sâo Paulo com as inumeras escolas de lata da Marta Suplicy.

Só mesmo Gabeira para ter a coragem de fazer propostas realistas e condizentes com a situação da prefeitura, mesmo com o risco de não apresentar propostas popularescas e assim perder votos. O fato é que as mudanças propostas por Gabeira, embora não tão vistosas do ponto de vista publicitário, trarão muito mais benefícios para a população.

Para ler sobre as demais proposta de Gabeira para o Rio de Janeiro clique aqui.

Nenhum comentário: