terça-feira, outubro 14, 2008

Projetos de Gabeira para o Rio de Janeiro

Gabeira e Paes têm propostas muito semelhantes nas diversas áreas da administração municipal. Tanto que a grande motivação de muitos eleitores em escolher Gabeira é mais por causa de sua postura ética do que pelas suas propostas. Lembrando sempre que não se pode confiar no que Eduardo Paes diz pois seu histórico de fidelidade não é muito bom. Contudo, além da ética, Gabeira possui propostas e projetos bem melhores e mais viáveis que os de Eduardo Paes, e isso pra mim é a derradeira motivação para votar nele. Descrevo então abaixo alguns dos principais projetos do programa de governo de Gabeira.

Saúde

Gabeira ampliará a rede saúde da família e a rede de ambulatórios, onde serão realizados atendimentos com horário expandido. Hoje em dia para ser atendido o cidadão precisa faltar ao trabalho. Com a extensão do horário, os cariocas poderão ser atendidos em horários alternativos. A rede municipal de distribuição de medicamentos gratuitos será expandida para melhor atender aos que sofrem de doenças crônicas. No controle de epidemias, em especial a dengue, além das que hoje já são feitas pela prefeitura, serão utilizadas duas soluções inovadoras. A primeira é implementar vôos não tripulados para verificar áreas com possíveis focos de dengue. Isso irá baratear as intervenções, que poderão ser feitas em pontos mais localizados. A segunda é utilizar um software criado pela Coppe aqui no Rio, para identificar áreas com possíveis focos de dengue mais rapidamente. O programa foi testado em Fortaleza onde quase todos os focos do Aedes aegypti foram destruídos. Para Eduardo Paes esse tipo de solução inovadora é mal vista pois acabaria com um problema edêmico que a cada eleição ele poderia reutilizar. Ao invés disso ele prefere divulgar a construção de inumeras UPAs, unidades essas que hoje já podemos ver que não funcionam nada bem devido ao alto custo. Essa história de contruir quantidade X de hospitais e quantidade X de escolas o povo do Rio já viu antes e não se engana mais. Vide a quantidade de CIEPs abandonados por aí. Voltando ao que Gabeira pretende fazer pela saúde, ele pretende além de tudo promover um choque de gestão nas unidades hospitalares municipais, especialmente nas unidades de emergência, por meio de parcerias com organizações sociais, para que assumam o gerenciamento das operações e viabilizem a remuneração justa aos médicos e a contrapartida destes na mesma proporção. Veja uma explicação mais detalhada sobre as propostas de Gabeira para a saúde do Rio de Janeiro aqui!

Educação

Em primeiro lugar, Gabeira irá acabar com a aprovação automática. Em seguida planeja ampliar a rede de creches na cidade e atuar na garantia de sua qualidade. Ele entende que é nesta idade que se formam as capacidades cognitivas que nos acompanham a vida toda. Isso também facilitará o acesso das mães ao trabalho, melhorando ainda mais a qualidade de vida das famílias. No ensino fundamental e médio a idéia é aumentar o tempo de permanência do aluno na escola, viabilizando aulas de reforço para recuperar atrasos na aprendizagem dos alunos. Isso se dará utilizando os serviços de "explicadores" que já atuam nas comunidades e, também, de estudantes universitários. Em especial a participação dos universitários terá via de mão dupla, pois ajudará no reforço do aprendizado dos alunos e criará oportunidade para que os universitários adquiram experiência profissional. Mas é importante frisar que isso se dará mediante aprimoramento da gestão escolar com foco em resultados, a certificação dos gestores e professores e a aValiação e premiação destes pelo desempenho de seus alunos.

Transporte

Implementar o sistema de bilhete único que garante que com um bilhete seja possível utilizar durante três horas todo tipo de transporte e Redistribuir o sistema de onibus atual que conta com onibus quase vazios na zona sul e superlotados na zona norte e zona oeste. Além disso Gabeira elaborou um plano de transporte para integrar a cidade como um todo. Dentre as medidas podem ser citadas:
- Participação como investidora no metrô da linha quatro ligando o Morro de São João em Botafogo, passando por Humaitá e Gávea, até a Barra da Tijuca;
- Ligação da Barra com a Zona Norte através de onibus articulados no corredor T5 indo até Madureira e Penha;
- Túnel da Grota Funda e duplicação da av. das américas no Recreio;
- Veículos leve sobre trilhos ligando toda a Barra e Recreio pela Av. das Américas, Av. Abellardo Bueno e Av. Ayrton Senna;
- Continuação da Via Light entre Anchieta e Madureira;
- Abrir a Rua Dagmar da Fonseca para dar mais fluidez ao trânsito de Madureira;
- Linha de barcas ligando Ilha do Governador e Aeroporto Internacional a Botafogo passando pela praça XV;
- Em Campo Grande abrir uma mão dupla na Césario de Melo para aquecer o comércio e duplicar a Estrada da Caroba;
Além disso há propostas sobre outras vias de transporte que podem ser implementados, são elas:
- Linha ferroviária ligando Bonsucesso a Ilha do Governador, passando pela Av. Brasil, Fundão e Galeão;
- Extensão da linha 1 do metrô para ir da praça saens pena até Méier;
- E apartir dessa extensão, uma conexão até madureira, fazendo a conexão com trem de superfície até Santa Cruz;

Isolamento político

Eduardo Paes gosta de frisar que tirará o Rio de Janeiro do isolamento político, contudo isso não é exclusividade dele. Gabeira tem um ótimo relacionamento político com todos os partidos, prefeitos, governadores e até mesmo de outros países. Gabeira tem acesso a todos as esferas de poder federal, tirando aqueles políticos é claro que ele enfrentou por causa dos desvios éticos, como Severino Cavalcanti e Renan Calheiros, que aliás é do mesmo partido que o Eduardo Paes. O isolamento político que tanto se fala também não é algo que realmente existe. Tanto que em 2007 o governo estadual fez um enorme acordo com a prefeitura sobre transferências administrativas, pois o governo estadual percebeu que não teria caixa para manter muitas estruturas devido ao rombo que o PMDB criou nas contas públicas. E os jogos Pan Americanos foram realizados com sucesso com uma ótima integração entre governo federal, estadual e municipal. Gabeira pretente aumentar ainda mais a integração entre essas esferas de poder, e ainda mais, retomar o diálogo com outros municípios e países, coisa que Eduardo Paes dificilmente conseguiria. Além disso, é bom lembrar que a atual aliança de Eduardo Paes com Lula pode ser provisória. Uma pessoa tão volátil como ele, que muda de opinião a cada mês, logo logo pode estar brigado novamente com o presidente. Sem contar que no meio do mandato de prefeito ocorrerá uma eleição presidencial e estadual. E se por um acaso algum aliado de Cesar Maia ganhar? E se Cesar Maia se eleger governador? Eduardo Paes manterá a richa pessoal que tem? E o relacionamento com o DEM na câmara dos vereadores, partido com a maior bancada, como se dará? Eduardo Paes possui problemas pessoais gravíssimos com outros partidos e personalidade que poderão ao contrário do que ele divulga aumentar ainda mais o isolamento do Rio de Janeiro.

Desenvolvimento econômico

O plano de governo de Gabeira prevê a criação de 25 pólos de desenvolvimento distribuídos por toda a cidade. A idéia é ter um planejamento a longo prazo para recuperar áreas abandonadas da cidade, gerar empregos e ajudar na desfavelização. visa também distribuir melhor as atividades econômicas por toda a cidade, permitindo que os cidadãos tenham a oportunidade de trabalhar mais perto de casa, precisando se deslocar menos. O primeiro pólo será a zona portuária, seguindo o exemplo de cidades como Buenos Aires, Barcelona e Londres, que fizeram tal reforma gerando uma onda de crescimento e oportunidades. Um outro pólo, que é de mais fácil desenvolvimento, é o de plantas ornamentais de Guaratiba, que valorizaria o turismo na região. Os pólos serão implementados com incentivos ficais, participação da iniciativa privada e com a participação de moradores. Só na Zona Oeste serão 12 pólos, mais detalhes sobre cada um deles pode ser visto no blog da campanha.

Essas são as propostas de Gabeira que creio serem as mais relevantes para o Rio de Janeiro. É claro que muitas outras podem ser encontradas no site da campanha. Propostas para turismo, esportes e cultura. Mas além de tudo isso, com Gabeira na prefeitura teremos a certeza de ter um prefeito que está disposto a trabalhar pela cidade e não por um projeto político no melhor sentido PMDBista do "doa a quem doer". Não veremos o prefeito mudando de partido pra tentar se eleger governador. Não veremos o prefeito mudando de idéia sobre projetos e visões de acordo com as alianças no meio do mandato. E principalmente teremos um prefeito honesto, comprometido com boa gestão, a ética e o futuro do Rio de Janeiro.

5 comentários:

Anônimo disse...

Belo post!
Parabéns! Já estou divulgando!

Gabeira neles!

Anônimo disse...

gabeira e o cara.Ele merece nosso voto.ele nunca trocou de partido e sera e é a melhor opção para governar o rio.
gabeira neles!

Tiago Albineli Motta disse...

Na verdade Gabeira trocou sim de partido, uma única vez e essa troca de partido está descrita aqui:

http://porumbrasildecente.blogspot.com/2008/10/boataria-contra-gabeira.html

Muller disse...

Muito bom! Não sei não, mas tem umas partes do seu post que estão mais claras que o programa de governo dele.
Parabens

Anônimo disse...

A Cesario de Mello em Campo Grande jah e duplicada!