sexta-feira, agosto 04, 2006
Aerolula e o Saneamento básico
Em cerimônia comemorativa ao centenário do 14 Bis, na cidade de Santos Dumont (MG), o tom de arrogância também esteve presente. O secretário-geral da presidência, Luiz Dulci, comparou o presidente Lula ao "pai da aviação". "O Brasil, após anos de estagnação, como se fosse um avião sem peças, guardado em um hangar, voltou a voar sobre a sombra do presidente Lula", disse o petista. Em sua metáfora, se esqueceu de citar um dado concreto incômodo à atual gestão: os R$ 154 milhões torrados na compra do Aerolula, feita sem concorrência. O valor gasto com a a aeronave - equipada com quarto de casal, banheiro com chuveiro e uma sala para o presidente - foi maior que todos os investimentos em saneamento em 2004.
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4 comentários:
Haja paciência, mas vamos lá. A aeronave para servir o primeiro mandatário da nação, seja ele quem for, custou 54 milhões, e não 154 milhões, ok? A aeronave antiga, ainda em uso (Sucatão), tem 30 anos de uso, não oferece autonomia de vôo para percursos transcontinentais, tem consumo de combustível muito alto, não consegue pousar em pistas mais curtas e é excessivamente barulhento. Como o Brasil é uma grande democracia, como não se trata de uma republiqueta-banana, nada mais acertado que o Estado oferecer total proteção e conforto ao presidente, seja ele quem for. Que fique claro: uma vez eleito, a segurança do presidente deixa de ser assunto dele, e passa a ser nosso, do público, assunto de Estado. Quem foi eleito pela vontade majoritária de 52 milhões de brasileiro, como foi o caso de Lula, tem de ser protegido mesmo. A recomendação técnica para a compra foi feita pela Aeronáutica, o fornecedor escolhido é o melhor do mundo. O custo da aeronave se pagará em menos de 10 anos somente com a economia de combustível. Quanto à licitação, o processo de aquisição não recebeu qualquer reparo do TCU. A sugestão de que Lula tem alguma vaidade em relação ao avião não se sustenta se lembramos como foi feita a Caravana da Cidadania, quando ele visitou todo o país até em lombo de burro.
Lula-lá de novo, com a força do povo. É o que indica a mais nova pesquisa CNI/Ibope de hoje. E não adianta ficar irritado!
Realmente o custo do avião foi de 56 milhões. Mas ele o valor total que indico conta também com a "redecoração" aplicada a ele nos EUA. Além disso, vejamos o exemplo da India:
Nova Délhi, 2003. O primeiro-ministro indiano pretende comprar um avião novo para suas viagens. Adquire um excelente, brasileiríssimo EMB 195, da Embraer, por menos de US$ 10 milhões.
Mas a maior questão não é o gasto no avião. É o gasto nesse avião ter ultrapassado o valor gasto em sanemaneto básico em 2004. Se você acha isso correto, aplauda!
A mentirinha do baixo valor, achei tão tacanha e insustentável que nem rebati. Vamos lá (dou as informações sem cobrar a hora-aula, ok?)
Fora obras da iniciativa privada, entre 2003 e dez/2005 houve R$ 3,6 bilhões de investimentos em saneamento básico proveniente do FGTS, 2,2 do orçamento geral da União e 400 milhões do FAT.
Aponto umas coisinhas positivas pra referescar sua memória e a dos leitores deste prestigioso blog. Foram 9 mil km de estradas recuperadas. Na malha ferroviária, são 3 bilhões em investimentos privados, com incentivos do governo, revitalizando um setor esquecido pelo governo anterior (9 mil vagões novos!). Transnordestina, Norte-Sul, tá tudo em expansão.Os portos tb tiveram de se adequar, aumentando em 30% sua capacidade de operação de 2002 prá cá. A revitalizacão e rforma de aeroportos, que viaja viu: Recife, Uberlândia, Rio, BH, SP Uberlândia, Campinas, Maceió - só dos que lembro... Metrô: retomaram-se as obras, paradas no governo FHC, em Fortaleza, Recife, Salvador, e BH.E por aí vai. Se o dinheiro é pouco, pelo menos ele é crescente, e não tem ajuda direta a banco não, ok? A ajuda aos bancos, que tiveram lucros estratosféricos, vem da melhoria do ambiente econômico, com aumento do crédito, da renda, do poder de consumo, da inclusão das classes "D" e "E" à "C". Não é à toa que o Banco mundial considera o Brasil, agora, o melhor ambiente pra o empreendedor na América Latina.
Com a desculpa pelo plágio, "Se você achar isso correto, aplauda!" ( e vote Lula de novo, é claro!)
Ricardo, se isso tudo fosse verdade seria realmente muito bom. Veja só como os dados de investimento do governo Lula foram inflados:
http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=280983
É bom se lembrar também que as obras do metrôs não contaram com um centavo sequer do governo federal.
O grande investimento de Lula foi na operação tapa-buracos, feita sem licitação garantindo um grande lucro pras empreiteiras financiadoras da campanha dele.
Quanto à malha ferroviaria. Nenhum centavo foi investido. Ele prometeu investir esse montante, mas ainda nada foi liberado. Assim como os 100 milhões prometidos para a segurança em São Paulo.
Não aplaudo :)
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