sexta-feira, agosto 04, 2006

Industria brasileira sofre com Lula

Mesmo com o bom momento internacional a produção industrial do Brasil caiu 1,7% em junho na comparação com maio e 0,6% em relação a igual período do ano passado, segundo consta da Pesquisa Mensal Industrial divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. O recuo foi o maior desde setembro, quando a produção diminuiu 2%. A queda de maio para junho foi generalizada, segundo o instituto, e atingiu 17 dos 23 ramos de atividade pesquisados.O destaque de queda ficou com Veículos automotores (-4,6%) e Outros produtos químicos (-4,8%). A indústria extrativa caiu 3,4% frente a maio. Enquanto isso, Chile e México, tendo governos decentes e comprometidos com o desenvolvimento do país, continuam crescendo, deixando o Brasil na lanterninha da américa latina.

7 comentários:

Anônimo disse...

A Indústria sofre, a Agricultura sofre, o Comércio sofre, a classe média sofre. Com Mulla no comando, tudo desce a ladeira! Menos os bancos, é claro. Mulla é o atraso, o ranço, a derrocada! Ou tiramos elle de lá, ou elle acaba com a gente.

Anônimo disse...

Com certeza labestia. Pior ainda é o crescimento pífio num momento em que o mundo estava em ascensão. Enquanto a américa latina cresceu quase 13% nesses tres anos, o Brasil cresceu apenas 7%. Só cresceu mais que o Haiti.
Absurdo.

Ricardo disse...

E ainda assim cresceu mais do que todo o período de 8 anos do nosso sociológo do PSDB, né??

É impossível comparar níveis de crescimento, os custos de cada país são distintos.

Vejamos o do Brasil. Não foi Lula quem inventou custo-Brasil não, meu chapa. Não foi ele quem universalizou a Previdência, levando benefícios a quem não contribuiu. Não foi ele quem sucateou a infra-estrutura, os portos, as ferrovias, os aeroportos. Não foi ele quem burocratizou o processo de abertura de novas empresas, não foi ele quem estabeleceu uma carga tributária de quase 40%, não foi ele quem criou os cartórios, privatizou mal, desaparelhou a máquina pública, criou a taxa Selic mais alta do mundo etc etc. Em nenhum outro país da AL (exceto Cuba) há um sistema "socialista" de saúde nos moldes do SUS, que tem um custo alto para a sociedade.
Que fique claro: Lula tá consertando uma montanha histórica de barbeiragens. Isso leva tempo. Nossa decolagem, pelo peso da carga, é mais lenta mesmo.
Outros dados: A Argentina foi ao fundo do poço em 2001, por isso seu crescimento se dá em maiores índices.

Anônimo disse...

O chefe da Coordenação da Indústria do IBGE, Silvio Sales, atribuiu o recuo a uma série de fatores, como greve em montadoras e na indústria extrativa, um dia útil a menos em relação ao ano passado, paralisações informais em razão da Copa do Mundo e a redução do volume de exportações.

Além disso, ele cita que sondagens da indústria já começaram a apontar um aumento de estoques.

Ricardo disse...

Henandes,
Busco tão-somente dar as evidências de que Lula faz muito melhor; se não consegue ver, é por que não quer, ou por um preconceito que é incentivado pela grande mídia, toda ela anti-Lula. É claro que devemos reconhecer erros e acertos, mas, honestamente, esta "contabilidade" é amplamente favorável ao nosso presidente, ao nosso atual governo.

Tiago Albineli Motta disse...

Hernandes, concordo contigo. FH não fez um governo perfeito, mas foi muito bom comparado ao de Lula.

Também sou dessa opinião. Se não foi bom, cai fora. Lula não foi bom, cai fora!

Alckmin foi ótimo em São Paulo, por isso merece ter uma chance para a presidencia. Se for ruim, cai fora também. Mas duvido que ele seja ruim. Ele é muito capacitado e tem muita vontade política.

Ricardo disse...

Vamos imaginar 4 anos com Lula arrumando a casa cada vez mais. Usando bem a única coisa que consigo elogiar do FHC, que é a lei de responsabilidade fiscal, instrumento de racionalização da economia. Não adianta ter pressa pro crescimento não – Lula tem razão. Brasil carrega o custo histórico que as elites lhe impuseram, há enormes desequilíbrios, não temos trabalho escravo (como a China) e uma legislação trabalhista que encarece tudo (diferentemente da China). Temos o SUS, que nenhum outro país emergente tem (nem a corrupção em torno dele). Temos uma previdência que paga a quem não contribuiu (coisa da CF 1988). E temos pobres e miseráveis demais para matar a fome, para educar, para dar habitação, e principalmente, empregos. Não se faz isso de uma hora pra outra.É trabalho de geração! Agradeço a leitura, espero retornar e não quero entrar no debate rasteiro.
Abs!
Ricardo